sexta-feira, 4 de março de 2022

Programa Caminho Sinodal chega a décima edição

O programa é veiculado diariamente na Rádio Educadora do Maranhão 560 AM e tem a apresentação de Helton Chaves, coprodução produção de Treyce Veras, edição de Matheus do Brasil e direção de padre Guto Feitosa.

Programa Caminho Sinodal, edição de número 10, disponível aqui, em nosso blog e no YouTube da Rádio Educadora do Maranhão 560 AM.

Acompanhe e divulgue!

terça-feira, 1 de março de 2022

Dioceses pelo Brasil intensificam ações pró Sínodo



Todas as dioceses e arquidioceses brasileiras estão empenhadas em vivenciar o Sínodo dos Bispos 2021-2023, sobretudo neste momento de fase diocesana. Inúmeras tem sido as iniciativas. A página especial sobre o Sínodo, no site da CNBB Nacional, tem destacado vários exemplos, inclusive, de nossa Arquidiocese de São Luís.

Recentemente, o site destacou duas matérias: uma ligada a diocese de Guarapuava, no Paraná, em que são estimuladas participações de pessoas com deficiência e são também estão sendo promovidas lives diocesanas sobre o processo sinodal. Confira aqui a matéria completa.

Outro destaque é dado sobre a Arquidiocese de Mariana, em Minas Gerais. Para aumentar a divulgação e a formação sobre o processo sinodal a arquidiocese mineira está realizando uma série de formações para párocos, administradores paroquias, coordenadores de pastoral, religiosos, religiosas, diáconos, leigos e leigas. Confira a matéria completa aqui.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Presidência do Celam é recebida pela Secretaria Geral do Sínodo


Os integrantes da presidência da Conferência Episcopal da América Latina e Caribe -Celam, estiveram no Vaticano nos últimos dias, visitando vários dicastérios da Santa Sé. No último dia 17, uma quinta-feira, visitaram também a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, sendo recebidos pelo Secretário-Geral, Cardeal Dom Mario Grech e pela Subsecretária, irmã Nathalie Becquart.

A equipe da presidência do Celam estava composta por: Dom Miguel Cabrejos Vidarte (Presidente); Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer (Primeiro Vice-Presidente); Dom Rogelio Cabrera (Presidente do Conselho de Assuntos Econômicos); Dom Jorge Eduardo Lozano (Secretário-Geral) e Padre Pedro Brassesco (Secretário Adjunto).

Entre os temas discutidos estiveram a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe e a organização da fase continental do Sínodo dos Bispos 2021-2023. Segundo o site O São Paulo "Também foi tratada a organização da fase continental do Sínodo, na qual o Celam contribuirá com todo o seu trabalho com vistas ao encontro que reunirá representantes da América Latina e do Caribe... durante o primeiro trimestre de 2023...".

Para mais informações, clique aqui.    

 

Paróquia São Cristóvão realiza Escuta Sinodal

A Comunidade Matriz, da Paróquia São Cristóvão , realizou no  sábado, dia 02 de julho, a Escuta Sinodal, onde foram ouvidos membros dos grup...