sexta-feira, 29 de abril de 2022

Cidade de Humberto de Campos recebe Escuta Sinodal

No sábado, dia 23, A Forania São Benedito realizou a terceira e última Escuta Sinodal de seu território. Dessa vez foi a região dos Lençóis, composta pelas Paróquias São José do Periá (cidade de Humberto de Campos) e Santo Amaro (cidades de Santo Amaro e Primeira Cruz).

Padre Flávio Colins, Eugênia Colins e demais integrantes da Equipe Arquidiocesana do Sínodo ajudaram na condução da Escuta Sinodal, sediada em Humberto de Campos.








Imagens: Pascom Humberto de Campos e Pascom Forania São Benedito.


quinta-feira, 28 de abril de 2022

Secretário-geral da CNBB concede entrevista ao Vatican News e fala sobre o Sínodo no Brasil

Dom Joel Portella, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Secretário-geral concedeu entrevista ao Vatican News, veículo de Comunicação da Santa Sé e falou sobre o tema geral da 59ª Assembleia Geral da CNBB, que ocorre entre os dias 25 e 29 de abril, na modalidade on line, via plataforma Zoom.

O tema da 59ª AG é "Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão", que é o mesmo do Sínodo dos Bispos 2021-2023, convocado pelo papa Francisco. 

De acordo com a matéria do Vatican News:

"A opção pela escolha do mesmo tema do Sínodo 2023, segundo o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, se deu em razão de buscar um alinhamento e atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE 2019-2023) da Igreja no Brasil à luz dos caminhos da Igreja que serão propostos pelo Sínodo 2023. As DGAE serão renovadas na 60ª assembleia do episcopado brasileiro em 2023."

Confira a íntegra da matéria em:

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2022-04/secretario-geral-da-cnbb-fala-sobre-o-tema-central-assembleia.html



quarta-feira, 27 de abril de 2022

CNBB realiza Assembleia Anual e destaca Sínodo


Nesta semana, de 25 a 29 de abril, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, realiza sua 59ª Assembleia Geral, na modalidade On Line, através da plataforma Zoom. Está prevista uma segunda etapa presencial, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, Aparecida-SP, de 29 de agosto a 2 de setembro.

O tema central da Assembleia deste ano é "Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão". Logo, a Assembleia está em sintonia com o Sínodo 2021-2023, convocado pelo Papa Francisco.

Segundo o site da CNBB:

"O encontro terá seis temas prioritários, entre eles o relatório anual do Presidente, o informe econômico e assuntos das Comissões Episcopais para a Liturgia, para a Tradução dos Textos Litúrgicos (CETEL) e para a Doutrina da Fé (CEPDF). Outros 30 temas estão na pauta desta etapa virtual da 59ª Assembleia Geral da CNBB. São assuntos de estudo, comunicações, análises de conjuntura e os temas que não exigem votações presenciais do episcopado brasileiro".

Confira mais em no link:

https://www.cnbb.org.br/59a-assembleia-geral-cnbb-inicio-etapa-virtual/

terça-feira, 26 de abril de 2022

Forania São Luís Rei de França realiza Escuta Sinodal

No último sábado, dia 23 de abril, as Paróquias que compõem a Forania São Luís Rei de França (São Paulo Apóstolo, Renascença; São Francisco de Assis; Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, Cohafuma; Santo Antônio de Pádua, Cohajap; São Maximiliano Kolbe, Vinhais; e Sagrado Coração de Jesus, Bequimão) participaram da Escuta Sinodal. Padre Jadson Borba, coordenador da Ação Evangelizadora Missionária e membros da Equipe Arquidiocesana do Sínodo colaboraram.

Confira mais algumas fotos.











































Confira alguns vídeos.



Imagens: Pascom São Maximiliano Kolbe; Pascom Santo Antônio de Pádua; Pascom Forania São Luís Rei de França.

Paróquia São Cristóvão realiza Escuta Sinodal

A Comunidade Matriz, da Paróquia São Cristóvão , realizou no  sábado, dia 02 de julho, a Escuta Sinodal, onde foram ouvidos membros dos grup...