sábado, 26 de março de 2022

Acompanhe o Programa de Rádio Caminho Sinodal de número 15

 

Programa Caminho Sinodal, edição de número 15, disponível aqui, em nosso blog e no YouTube da Rádio Educadora do Maranhão 560 AM.

O programa é veiculado na Rádio Educadora do Maranhão 560 AM e tem a apresentação de Helton Chaves, coprodução produção de Treyce Veras, edição de Matheus do Brasil e direção de padre Guto Feitosa.

Acompanhe e divulgue!

sexta-feira, 25 de março de 2022

Escutas Sinodais ocorrem neste final de semana 26 e 27 e março

As Escutas Sinodais da Arquidiocese de São Luís do Maranhão seguem neste final de semana, 26 e 27 de março. A Equipe Arquidiocesana e as Equipes das respectivas foranias já estão articuladas e organizadas para a vivência sinodal.

Confira a seguir as foranias que serão contempladas com a Escuta Sinodal nesse final de semana.

26 de Março, sábado. Forania São José de Ribamar.

Local: Ginásio da Escola Patronato São José de Ribamar; 

08h às 17h; Assessores: Padre Jadson Borba;

Liturgia e Espiritualidade: Conceição Silva e Paula Reis; 

Comunicação: Padre Guto Feitosa e comunicadores das paróquias N.S. Aparecida (Vila São Luís) e N.S do Carmo (Lima Verde); 

Relatoria: Beth Gomes; 

Moderação: Vera Brito e Glacimar. 


26 de Março, sábado. Forania São Benedito,  Região Itapecuru. 

Local: Santa Rita - MA; 08h às 17h;

Assessores: Pe. Flávio Colins e Eugênia Colins;

Liturgia e Espiritualidade: 

Comunicação: Helton Charles, Marizete e Aldenise (todos da Pascom Rosário)

Relatoria:

Moderação:


27 de Março, domingo. Forania Nossa Senhora de Nazaré.

Local:  Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Cohab); 08h às 17h; 

Assessores: Pe. Flávio Colins, Ir. Rosa Kipper, Eugênia Colins e Patrícia;

Liturgia e Espiritualidade: Conceição Hiluy, Conceição Silva e Deusa;

Comunicação: Antônio Júnior (Pascom Perpétuo Socorro), Larissa (Pascom Nazaré), Leidyane Ramos (Pascom Conceição),  Malu Moreira (Pascom Com. Louvor e Adoração) e Carlos (Pascom Sant'Ana).

Relatoria: Lourdinha e Karine;

Moderação: Ana Célia, Luís Fernando, Irmã Conceição e Domiciana.

quinta-feira, 24 de março de 2022

Já está disponível o Programa de Rádio Caminho Sinodal número 14

Programa Caminho Sinodal, edição de número 14, disponível aqui, em nosso blog e no YouTube da Rádio Educadora do Maranhão 560 AM.

O programa é veiculado na Rádio Educadora do Maranhão 560 AM e tem a apresentação de Helton Chaves, coprodução produção de Treyce Veras, edição de Matheus do Brasil e direção de padre Guto Feitosa.

Acompanhe e divulgue!

quarta-feira, 23 de março de 2022

Escuta Sinodal da Forania São Francisco e Santa Clara ocorreu na cidade de Raposa-MA



No último Domingo (20 de março), foi realizado no município de Raposa-MA o Encontro “Vivenciando o Sínodo” reunindo as quatro Paróquias da Forania São Francisco e Santa Clara, respectivamente, Paróquia Santo Antônio (Parque Vitória), Paróquia São Francisco e Santa Clara (Habitacional Turu), Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Vila Luizão) e a Paróquia São Pedro Apóstolo (Raposa-MA), esta última foi a anfitriã que recebeu todas as demais neste momento singular.

                O início do encontro contou com muita animação numa acolhida calorosa, seguida de um mergulho na espiritualidade sinodal, onde os participantes adentraram na mística de um caminho rumo à sinodalidade, neste percurso, encontraram recortes que destacaram temáticas como: a esperança em dias melhores; a força jovem; a voltas às aulas na pandemia; o olhar de amor em Família; o gesto de hospedar peregrinos como compromisso da fé; a representação do Caminho de Emaús; o convite ao cuidado com a “Casa Comum”; a preparação para o Sínodo 2021/2023; o testemunho de dom Pedro Casaldáliga – o mártir que não conseguiram matar; o Sínodo dos Bispos, uma escuta mundial sobre a Missão da Igreja; a Campanha da Fraternidade 2022, que promove diálogo a partir da realidade educativa no Brasil; além das pegadas e das pedras no caminho. 


Destacaram-se as palavras-chaves do caminho da sinodalidade: comunhão, participação, missão, intercaladas com as palavras discernir, escutar e encontrar.

                Em seguida, os participantes foram conduzidos a experienciar a Leitura Orante da Bíblia, a partir do Livro dos Atos dos Apóstolos, Capítulo 10. Alguns dos participantes se encaminharam à frente para fazer uma leitura compartilhada e, sob orientação do Pe. Jadson Borba, foram realizadas as etapas da Leitura Orante: “1- o que o texto diz?”; “2- o que o texto me diz?””3- o que o texto me faz dizer?”; e “4 como o texto me chama a agir?”.

Com a reflexão desses questionamentos houve um rico momento de partilha, onde muitos se sentiram impulsionados a externar suas experiências. Dentre alguns relatos, destacam-se: “devo ser uma pessoa de coração puro e agir com humildade”; “não devemos seguir a indiferença do outro, devemos ir ao encontro do outro, ter a capacidade de partilhar aquilo que recebeu do Espírito Santo, ou seja, transmiti-lo”; “o texto me chama a olhar pra mim mesma e olhar o irmão lá fora como o olhar de Jesus, não ser indiferente, me propõe a fazer uma mudança em mim mesma”; “antes que eu saia pra converter o irmão, eu também tenho que me converter”.

                A reflexão a partir do questionamento: “o que o texto me faz dizer?”; resultou em uma linda oração partilhada: “Senhor, que eu tenha sabedoria e discernimento para levar a Tua Palavra àqueles que precisam e que o Espírito Santo possa agir no coração de cada pessoa para fortalecer a fé dos que creem e principalmente, para tocar o coração dos que não creem, para que possam sentir o verdadeiro amor de Deus!” (Dulcineia Muniz – Paróquia Santo Antônio).



O aprofundamento da leitura do livro dos Atos dos Apóstolos (cap. 10) também foi realizado pelo Pe. Jadson Borba, que de maneira estratégica, simplificou a narração em três momentos: o primeiro a ação de Deus, o segundo momento a conversão (dupla conversão de Cornélio e Pedro) e o terceiro a abertura aos pagãos (surgimento de novos cristãos batizados). Destacou que os envolvidos no episódio dessa passagem, tanto Cornélio, quanto Pedro, escutaram o Espírito Santo de Deus e assim, a Igreja também deve escutar as pessoas, sem distinções. Todos foram convidados a fazer a releitura do texto nessa perspectiva sinodal.

O momento formativo foi conduzido pelas integrantes da Equipe Arquidiocesana de Animação do Sínodo, Eugênia e Patrícia, que apresentaram aos participantes as primícias sinodais, partindo do tema;  da logo (a humanidade em sua diversidade); do significado da palavra “Sínodo”; da essência do “caminhar juntos”; e os principais objetivos que enunciam a sinodalidade: como FORMA, como ESTILO e como ESTRUTURA da Igreja; viver um processo eclesial participativo e inclusivo; o apelo a caminhar juntos, onde a sinodalidade representa a via mestra para a Igreja; chamada a renovar-se sob a ação do Espírito Santo e graças à escuta da Palavra, destacando o que disse S. João Crisóstomo: “Igreja e Sínodo são sinônimos”.

Finalizando o momento formativo, o Pe. Jadson Borba aproximou os participantes na perspectiva da sinodalidade em ação, enriquecido mais uma vez pela partilha dos diversos testemunhos e experiências comunitárias compartilhados.

Durante o período da tarde, a segunda etapa do encontro foi marcada por muita espiritualidade e dinamismo interativo, onde foram repassadas as orientações para os grupos de trabalho realizarem a dinâmica da Oficina de Escuta.

Os participaram tiveram a oportunidade de se sentarem por Grupo de Trabalho: Liturgia e Espiritualidade; Comunicação; Moderação; e Relatoria. Os integrantes da Equipe Arquidiocesana de Animação do Sínodo transmitiram os principais direcionamentos.

Em seguida, foi iniciada a Espiritualidade da Oficina de Escuta Sinodal, onde um representante de cada Paróquia da Forania fez a entronização de um símbolo necessário ao caminhar juntos na perspectiva da sinodalidade: Vela, Bíblia, Pão, Água e Óleo, acompanhados do entoar da música “Ruah”, seguida do momento coletivo de Oração do Sínodo 2023.

Logo, deu-se início ao momento do Diálogo Espiritual, onde foram organizados Grupos por Paróquia, para que os participantes realizassem a Oficina de Escuta, buscando responder à questão fundamental: “Como é que este ‘caminhar junto’ está acontecendo, hoje, na nossa Arquidiocese de São Luís?” e “Que passos o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”? (DP 26). Este constituiu-se de um momento muito enriquecedor e ficou registrado por cada relator responsável pelo registro das partilhas, que foram lidas e aprovadas.

No encerramento, o encontro passou pela avaliação individual (escrita) e avaliação oral (partilhada), tanto dos membros da Equipe Arquidiocesana de Animação do Sínodo, quanto dos participantes forâneos, que ao final demonstraram união e gratidão, entoando o canto “Somos velas acesas por Ti” e foram dispersados com a Bênção Final.




























Breve vídeo a seguir.



segunda-feira, 21 de março de 2022

Já está disponível o Programa de Rádio Caminho Sinodal número 13


Programa Caminho Sinodal, edição de número 13, disponível aqui, em nosso blog e no YouTube da Rádio Educadora do Maranhão 560 AM.

O programa é veiculado na Rádio Educadora do Maranhão 560 AM e tem a apresentação de Helton Chaves, coprodução produção de Treyce Veras, edição de Matheus do Brasil e direção de padre Guto Feitosa.

Acompanhe e divulgue!

Cartilha da Vivência Sinodal já está disponível

 

Já está disponível para download no site arquidiocesano o material "Orientações da Arquidiocese de São Luís para a Vivência Sinodal". Trata-se de uma iniciativa da Coordenação da Ação Evangelizadora Missionária para facilitar o Processo de Escuta Sinodal em nossas comunidades.

Elaborado pela equipe arquidiocesana do Processo Sinodal o material apresenta aos seguintes conteúdos: orações, cantos, lista das equipes, funções das equipes, níveis da escuta, vivências nas foranias, agenda, critérios de participação, programação, perguntas norteadoras, temas norteadores, roteiros litúrgicos...

Clique no link abaixo para fazer o download do material:

https://beacons.ai/arquislz




Paróquia São Cristóvão realiza Escuta Sinodal

A Comunidade Matriz, da Paróquia São Cristóvão , realizou no  sábado, dia 02 de julho, a Escuta Sinodal, onde foram ouvidos membros dos grup...