sábado, 19 de março de 2022

Leia a página do Caminho Sinodal no Jornal do Maranhão de março


O Jornal do Maranhão - JM, é uma publicação de orientação católica da Ação Social Arquidiocesana e é publicado mensalmente em São Luís e distribuído nas paróquias e instituições da Arquidiocese. Mensalmente o JM traz um tema de destaque, várias notícias que tocam a vida da Igreja e da sociedade, artigos, fotos, divulgações e anúncios. 

Desde o começo do Processo Sinodal na Arquidiocese o JM publica a página Caminho Sinodal para divulgar, formar e informar sobre a vivencia sinodal no Maranhão, especialmente, em nossa Arquidiocese. 

Pegue gratuitamente o seu JM em sua paróquia (igreja ou secretaria paroquial). No site da Arquidiocese é possível encontrar todas as edições. Clique aqui para as edições anteriores.

Jornal do Maranhão, é da Igreja, é do Maranhão!

sexta-feira, 18 de março de 2022

Paróquia do Coroadinho acolhe experiência para a Escuta Sinodal da Forania São Judas Tadeu

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Coroadinho, São Luís-MA

Organizada por foranias, a experiência da Escuta Sinodal quer formar paroquianos para que a escuta ocorra em todos os níveis nas paróquias da Arquidiocese.

 Na tarde deste sábado (12), para a experiência sinodal, a equipe animadora da Arquidiocese para o sínodo esteve presente na Forania São Judas Tadeu. Participam as paróquias: Divino Espírito Santo,  do Alto Timbira;  Santa Terezinha, no Filipinho; Nossa Senhora da Glória e São Judas Tadeu, bairro da Alemanha; e Nossa Senhora da Conceição, do Coroadinho, que acolheu o encontro.

Para acolher os participantes, e agradecer as paróquias presentes, com gratidão expressa à paróquia do Coroadinho pela acolhida, padre Hamilton Sobreira, pároco da paróquia Divino Espírito Santo do Alto Timbira, e Vigário Forâneo, disse aos participantes: "é tempo de graça, tempo de graça para todos nós. O afastamento marcou nossa Forania, porém chegou o tempo de reconstrução, e neste tempo favorável, o Papa, com atenção especial de pastor, inclinou o ouvido da Igreja ao nosso falar neste novo tempo. O tempo de um sopro novo num novo momento. E seu sopro é sempre de missão e esperança. Portanto, vivamos, com esperança, esta nova missão soprada sobre nós, com a contínua escuta responsável".


A oração participativa marcou o início do encontro; quando os participantes foram convidados, inicialmente, a percorrer o caminho preparado no corredor central da igreja matriz. Por este caminho, sinais da vida contemporânea e comunitária, por onde também foram introduzidos sinais da vida sacramental da Igreja, como a água e o círio pascal.

Padre Flávio Colins, reitor do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Nazaré, Cohatrac, e membro da equipe animadora da Arquidiocese, ao falar sobre a etapa formativa, esclareceu a proposta do encontro, apresentou a mensagem do arcebispo metropolitano, dom Gilberto Pastana, e destacou que aquela era a "experiência norteadora para que igual seja feito nas paróquias, com o mesmo entusiasmo, responsabilidade e, principalmente, atentos que serão muitos aqueles a serem ouvidos nesse processo". E reforçou as palavras do arcebispo, "lembrem o quê nos disse dom Gilberto: 'a escuta não é feita do que queremos, mas do que precisamos'".


Após o esclarecimento do processo sinodal, os participantes foram convidados a experimentar a escuta, e a ressonância dessa experiência foi feita na plenária. Dela foram amadurecidas as orientações para que as paróquias possam repetir fielmente a escuta verdadeira e responsável das suas comunidades, daqueles que dela participam, mas não estão engajados pastoralmente, e daqueles que dela não participam, mas com ela convivem.

Do encontro participaram aproximadamente sessenta participantes que serão aqueles que irão animar e articular o processo de escuta  paroquial. "É sempre um sopro de missão e esperança", recuperou padre Hamilton Sobreira, ao repetir os agradecimentos. Ao abençoar enviou-os para para a missão da escuta nas paróquias da Forania São Judas Tadeu.



Seguem as Escutas Sinodais nas demais Foranias da Arquidiocese até o mês de abril.
Confira alguns vídeos, a seguir.






quinta-feira, 17 de março de 2022

Forania São Benedito reuniu padres, religiosos e leigos para dia de escuta sinodal, em Icatu – MA

 

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Icatu-MA.

A Forania São Benedito compreende os onze municípios da região continental da Arquidiocese, é região onde estão previstas três escutas sinodais, para melhor cobrir a sua área. A primeira delas ocorreu no último sábado, dia 12 de março, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Icatu com a presença de 65 participantes de 05 paróquias da região do rio Munin, são elas: Paroquia Nossa Senhora da Conceição – Icatu, Paroquia Nossa Senhora Aparecida do Munin – Morros, Paroquia Nossa Senhora da Conceição – Cachoeira Grande, Paróquia Nossa Senhora da Saúde – Axixá e Paróquia Santo Antônio, em Presidente Juscelino.

A Equipe Arquidiocesana para o Sínodo coordenou os trabalhos, sob a liderança do padre Jadson Borba, também coordenador da Equipe de animação para a Ação Evangelizadora Missionária Arquidiocesana. Colaborou o diácono Ribeiro, da Paróquia de Santana, no bairro do Angelim, auxiliado por três lideranças do laicato arquidiocesano.


O Encontro começou com um momento de animação e louvor. Logo em seguida todos foram convidados a fazer a experiência de caminhar juntos encontrando no caminho vários obstáculos.

Os participantes puderam acompanhar  a mensagem de boas-vindas do Arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana.

Padre Jadson frisou a importância do caminho sinodal em nossas vidas e em nossa caminhada de Igreja, frisou ainda que é o Espírito Santo de Deus que conduz esse caminho.

Logo em seguida, ainda pela manhã, diácono Ribeiro deu continuidade na formação e oportunizou a fala para os participantes.

Na parte da tarde todos se reuniram em cinco grupos para discutirem sobre o processo sinodal em suas vidas e em suas comunidades.



Participaram também da Escuta Sinodal o padre James Dean, da Paroquia Nossa Senhora da Conceição em Icatu e Vigário Forâneo; o padre Maximo de Jesus, da Paroquia Nossa Senhora Aparecida do Munin, em Morros; o padre Bruno Pimenta, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Cachoeira Grande, e o padre João Pedro, da Paroquia de Santo Antônio, em Presidente Juscelino.

O Padre Jadson finalizou o encontro dizendo: “Este encontro não termina aqui, ele somente começa” e logo em seguida teve um momento de oração.

As Escutas Sinodais seguem nas demais Foranias da Arquidiocese até o mês de abril.


segunda-feira, 14 de março de 2022

Baixe o Vademecum sobre sinodalidade

Print da página inicial do Vademecum

Disponível no site da CNBB Nacional o Vademecum é uma importante ferramenta e fonte de pesquisa para entender melhor o que é sinodalidade e como funciona o processo sinodal 2021-2023, convocado pelo papa Francisco para toda a Igreja. 

Do latim, Vademecum significa "vai comigo" e se trata de um livro, compêndio ou manual prático de referências importantes sobre determinado tema ou área de interesse. 

Clique aqui para acessar.

Em se tratando de sinodalidade na Igreja, o Vademecum preparado pela Santa Sé dispõe dos seguintes assuntos, tal como estão dispostos no seu índice. 

1. Introdução

1.1 Qual o objetivo deste Vademecum?

1.2. O que é a sinodalidade? Antecedentes deste Sínodo 

1.3. Qual é o objetivo deste Sínodo? Objetivos do Processo Sinodal 

1.4. O tema deste Sínodo, Para uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão 

1.5. A experiência a nível local 

2. Princípios de um Processo Sinodal 

2.1. Quem pode participar? 

2.2. Um processo que é verdadeiramente sinodal: Escuta, Discernimento e Participação 

2.4. Evitar as armadilhas

3. O Processo do Sínodo 

3.1. A fase diocesana 

3.2. O papel das Conferências Episcopais e dos Sínodos das Igrejas Orientais 

3.3. A fase continental 

3.4. A Assembleia do Sínodo dos Bispos 

3.5. A fase de implementação 

4. Percorrer o Caminho Sinodal nas Dioceses 

4.1. Resumo do que está previsto na fase diocesana 

4.2. O papel do Bispo no Processo Sinodal 

4.3. O papel dos sacerdotes e dos diáconos no Processo Sinodal 

4.4. O Roteiro (Exemplos de passos para a fase diocesana) 

4.5. Os Ingredientes Básicos da Experiência Sinodal 

5. Recursos para a organização do Processo Sinodal 

5.1. Metodologia para o Processo Sinodal Diocesano 

5.2. A dimensão informal do Processo Sinodal 

5.3. A principal pergunta para a consulta 

Uma palavra de gratidão



Paróquia São Cristóvão realiza Escuta Sinodal

A Comunidade Matriz, da Paróquia São Cristóvão , realizou no  sábado, dia 02 de julho, a Escuta Sinodal, onde foram ouvidos membros dos grup...