sábado, 12 de março de 2022

Quem tem medo do sínodo sobre sinodalidade?



O doutor em teologia e assessor das CEBs da Comissão Episcopal para o Laicato, da CNBB, professor Celso Pinto Carias, escreve o intrigante artigo "O medo do sínodo sobre a sinodalidade". O texto foi publicado no site IHU. 

Entre os tópicos do artigo o professor Celso fala sobre: 1. A história é dinâmica; 2- Uma Igreja enlameada; 3- O Direito Canônico sob o olhar do Concílio Vaticano II; 4- Igreja e sínodo são sinônimos: sugestões do "mendigo de Deus".

Clique aqui para acessar o artigo. 

sexta-feira, 11 de março de 2022

Escutas Sinodais, nas Foranias São Judas Tadeu e São Benedito, ocorrem neste sábado, dia 12

 



Neste sábado, na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Coroadinho, ocorre a Escuta Sinodal da Forania São Judas Tadeu, que compreende as paróquias: Nossa Senhora da Glória e São Judas Tadeu (Alemanha/João Paulo); Santa Terezinha (Filipinho); Espírito Santo (Alto Timbira) e Nossa Senhora da Conceição (Coroadinho).

Já na Forania São Benedito, que compreende os onze municípios da região continental da Arquidiocese, estrão previstas três escutas, para melhor cobrir a extensão da Forania. A primeira delas ocorre também neste sábado, dia 12, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Icatu.

Confira as equipe que trabalharão em conjunto com as equipes das foranias.

Escuta Sinodal na Forania São Judas Tadeu

Assessores: Pe. Flávio Colins, Eugênia Colins,, Ir. Rosa Kipper e Patrícia;

Liturgia e Espiritualidade: Conceição Silva; 

Comunicação: Treyce Veras, Paulo Victor, Roberta, Márcio e Fabiane; 

Relatoria: Lourdinha; 

Moderação: Ana Célia, Jorge Paulo e Sam Carlos.


Escuta Sinodal na Forania São Benedito (Icatu)

Assessores: Padre Jadson Borba e diácono Ribeiro; 

Liturgia e Espiritualidade: Ir. Cícera (Paulinas) e Paula Reis; 

Comunicação: Helton Charles e Nathália; 

Relatoria: Beth Gomes; 

Moderação: Domiciana.


quinta-feira, 10 de março de 2022

Acompanhe o Programa Caminho Sinodal de número 12

 

O programa é veiculado diariamente na Rádio Educadora do Maranhão 560 AM e tem a apresentação de Helton Chaves, coprodução produção de Treyce Veras, edição de Matheus do Brasil e direção de padre Guto Feitosa.

Programa Caminho Sinodal, edição de número 12, disponível aqui, em nosso blog e no YouTube da Rádio Educadora do Maranhão 560 AM.

Acompanhe e divulgue!

quarta-feira, 9 de março de 2022

A história da sinodalidade, por padre John W. O'Malley, sj

Print da página Dom Total citada

Renomado teólogo católico e especialista na história da Igreja, o jesuíta norte americano Jonh O'Malley escreveu o importante artigo: "A história da sinodalidade é mais antiga do que  você pensa". O artigo é recente e trata sobre a sinodalidade para a revista América, publicação de referência dos jesuítas nos EUA. O Portal Dom Total apresenta uma tradução do artigo feita por Ramón Lara. Clique aqui para ler.

Entre outras coisas, o professor O'Malley diz que sínodo (grego) e concílio (latim) são como que sinônimos e pertencem a genuína Tradição das primeiras décadas do cristianismo.

Professor pe. John O'Malley, sj

 Nesse sentido, segue explicando o professor: "Mas o que é um concílio? A palavra é familiar; o que isso implica que seja entendida. Se examinarmos a história dos 21 concílios que os católicos consideram ecumênicos (em toda a Igreja) e as centenas e centenas de concílios locais, a resposta que surge é clara: um concílio é uma reunião, principalmente de bispos, juntos em nome de Cristo para a toma de decisões obrigatórias para a Igreja."


terça-feira, 8 de março de 2022

Confira o Caminho Sinodal de número 11

O programa é veiculado diariamente na Rádio Educadora do Maranhão 560 AM e tem a apresentação de Helton Chaves, coprodução produção de Treyce Veras, edição de Matheus do Brasil e direção de padre Guto Feitosa.

Programa Caminho Sinodal, edição de número 11, disponível aqui, em nosso blog e no YouTube da Rádio Educadora do Maranhão 560 AM.

Acompanhe e divulgue!

segunda-feira, 7 de março de 2022

Arquidiocese celebra Abertura da CF 2022


Dom Gilberto Pastana, arcebispo metropolitano


Ocorreu na tarde do sábado, dia 05 de março, no Colégio São Vicente de Paulo, das Irmãs Vicentinas, o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2022, na Arquidiocese de São Luís do Maranhão.

Neste tempo de preparação sinodal é bastante oportuno que a Igreja no Brasil reflita o tema "Fraternidade e Educação". A programação do evento começou às 16h com testemunhos e apresentações. Em seguida, o arcebispo metropolitano de São Luís, Dom Gilberto Pastana, presidiu a santa missa do Primeiro Domingo da Quaresma. 



O coordenador da Ação Evangelizadora Missionária e coordenador da equipe de animação sinodal, padre Jadson Borba, o representante dos presbíteros, padre Ivanildo Barros, bem como vários padres e diáconos concelebraram. Também participaram da celebração os representantes das mais de 50 paróquias e organismos da Arquidiocese. a presença de público foi limitada a delegados previamente selecionados, devido à prevenção à Pandemia da Covid-19. Uso de máscaras, distanciamento social e higienização foram adotados.


Em sua homilia, dom Gilberto destacou, além da temática da CF, as leituras bíblicas da celebração, em especial, o Evangelho de Lucas sobre as tentações de Jesus no deserto.

Também estiveram presentes autoridades públicas, como o Prefeito Municipal de São Luís, senhor Eduardo Braide e o Deputado Federal, Bira do Pindaré.



Fotos: Ribamar Carvalho/Pascom Arquidiocese 

Paróquia São Cristóvão realiza Escuta Sinodal

A Comunidade Matriz, da Paróquia São Cristóvão , realizou no  sábado, dia 02 de julho, a Escuta Sinodal, onde foram ouvidos membros dos grup...