quinta-feira, 16 de junho de 2022

Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Lima Verde, encerra ciclo de Escutas Sinodais es suas comunidades

 

Abrindo os trabalhos da Escuta Sinodal na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, a Comunidade Santa Terezinha do Menino Jesus, situada na Vila Santa Terezinha, em São José de Ribamar-MA, realizou, às 20 horas do sábado, 28 de maio, o momento com os leigos. As etapas da escuta foram conduzidas pelos grupos de trabalho, compostos por membros da própria e de outras comunidades da paróquia. A ocasião ocorreu após a última Santa Missa do Mês Mariano, oportunidade em que também foi realizada a Coroação de Nossa Senhora.

Dando continuidade ao ciclo de escutas nas comunidades, na noite da quinta-feira, 02 de junho, foi a vez da Comunidade Nossa Senhora do Carmo (Matriz), no município de Paço do Lumiar-MA, ouvir os batizados do Lima Verde e bairros adjacentes. A escuta ocorreu após a Adoração ao Santíssimo Sacramento, às 20 horas. Participaram do momento leigos membros e não membros de grupos e pastorais, acompanhados pelo padre César de Sousa e da Coordenação Paroquial para o Sínodo, composta pelo diácono Romeu Rodrigues e Cleverson Ferreira.

Na última semana do processo de escuta, a Comunidade São João Batista, na Vila Kiola, município de São José de Ribamar-MA, promoveu, às 19h30 da terça-feira, 07 de junho, seu encontro. Seguindo a dinâmica realizada nas primeiras comunidades, os leigos foram introduzidos ao momento litúrgico e depois se organizaram em grupos para responder as perguntas que nortearam essa fase da vivência.

Na quinta-feira, 09 de junho, foi a vez da Comunidade Nossa Senhora Rosa Mística, localizada no Residencial São José, também em São José de Ribamar-MA, realizar a sua Escuta Sinodal com os leigos. Primeiramente, os participantes foram introduzidos à espiritualidade com a entrada dos elementos da escuta e, logo após, foram divididos em grupos para a conclusão do diálogo sobre a realidade sinodal na Arquidiocese de São Luís.

Finalizando o ciclo de escutas, a Comunidade São José Operário, localizada na Vila Sarney Filho I, São José de Ribamar-MA, realizou a dinâmica do processo de escuta, às 18 horas do domingo, 12 de junho. A ocasião foi organizada logo após a Celebração da Palavra. A escuta, assim como as realizadas nas demais comunidades, foi supervisada pela Coordenação Paroquial para o Sínodo, e acompanhada pela equipe de trabalho composta por pessoas de toda a paróquia.

Confira mais imagens:


















Com informações e fotos da Pascom Lima Verde.

Paróquia de Guadalupe: confira o resumo das Escutas Sinodais

A Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe realizou, entre os duas 8 e 12 de junho, as Escutas Sinodais nas comunidades paroquiais. A Paróquia pertence à Forania São José de Ribamar.

Dia 08, quarta, Setor Força do Espírito Santo, comunidades: Nossa Senhora Aparecida (Vila Cafeteira), São Vicente de Paulo (Nova Vida) e Santíssima Trindade (Luís Fernando).







Dia 10, sexta, Setor Resgatando Vida, comunidades: São Raimundo Nonato (Novo Horizonte), São Sebastião (Armindo reis) e Nossa Senhora da Vitória (Nova Jerusalém II).



Dia 11, sábado, Setor Discípulos Missionários, comunidades: Nossa Senhora de Fátima (Habitar), Santa Rita de Cássia (Conjunto Roseana Sarney) e Santa Dulce dos Pobres (Cidade Verde).




Dia 11, sábado, Setor Vida e Missão, comunidades: Matriz Nossa Senhora de Guadalupe (Paranã), santa Terezinha (Orquídea), Nossa Senhora das Graças (Cordeiro/Manaíra) e Santa Clara de Assis (Carlos Augusto).







Dia 12, domingo, Setor Padre Maurício, comunidades: São José (Vila São José), Nossa Senhora de Lourdes (Tiago Aroso) e Santo Expedito (Vila do Povo).




Com informações e imagens da Pascom Guadalupe.



quarta-feira, 15 de junho de 2022

Santuário São José de Ribamar vive dia de Escuta Sinodal


No domingo, dia 12 de junho, as lideranças da Paróquia e Santuário São José de Ribamar se reuniram das 08h30 às 18h na Escola Patronato, ao lado do Santuário. Cerca de 70 pessoas, entre delegados e equipes, vivenciaram um dia de oração, formação, fraternidade, escuta, partilha e celebração.

A programação iniciou com a Oração de Abertura, de acordo com a dinâmica sinodal. Em seguida, após o lanche da manhã, o padre Cláudio Roberto, reitor do Santuário, ministrou palestra sobre o tema sinodalidade. A parte da manhã terminou com almoço servido no Salão Paroquial.

Padre Cláudio Roberto, reitor do Santuário SJR



Na parte da tarde, após animação e orientações sobre a vivência da escuta, a Equipe Sinodal Paroquial e os delegados foram divididos e quatro salas, nomeadas com os padroeiros das comunidades. Durante duas horas e meia, em espírito de fraternidade e corresponsabilidade, os delegados e a equipe realizam a Escuta Sinodal Paroquial propriamente dita. 

Sala de Escuta Sinodal

Em seguida, após o lanche da tarde, todos participaram da Santa Missa em Ação de Graças pela Escuta Sinodal do Santuário, presidida pelo vice-reitor e coordenador da Equipe Sinodal Paroquial, padre Gutemberg Feitosa.

Missa em Ação de Graças ao término da Vivência Sinodal

Em breve, os relatórios serão enviados para a Equipe Sinodal Arquidiocesana.

Confirma mais imagens:





























































































































Com informações e imagens da Pascom SJR.

Paróquia São Cristóvão realiza Escuta Sinodal

A Comunidade Matriz, da Paróquia São Cristóvão , realizou no  sábado, dia 02 de julho, a Escuta Sinodal, onde foram ouvidos membros dos grup...