sábado, 28 de maio de 2022

Paróquia Nossa Senhora da Luz inicia programação de Escutas Sinodais nas Comunidades

Segue o texto convite da própria Paróquia:

Queridos irmãos e irmãs, a nossa paróquia iniciou no último domingo o Processo Sinodal, com abertura paroquial solene em nossa Igreja Matriz de Nossa Senhora da Luz. Ao longo deste tempo, somos chamados a viver a unidade.

SÍNODO significa CAMINHAR JUNTOS.

O papa Francisco quer ouvir o que a Comunidade em geral pensa, sabe e espera da Igreja Católica, e é o momento em que a Igreja se abre para ouvir a todos que quiserem falar sobre a própria Igreja. Com o objetivo de despertar todo o povo de Deus, a partir da escuta do Espírito Santo, para uma caminhada Sinodal de Comunhão, participação e missão.

Em nossa paróquia esse momento se dará até 10 de junho, quando equipes de escuta estarão visitando as comunidades paroquiais. A escuta é aberta para qualquer pessoa da comunidade que queira participar, nos locais e horários pré-estabelecidos.

 Vamos lá! Participe desse momento em que a Igreja vem lhe escutar para melhorar o "Caminhar juntos".


         CRONOGRAMA DE ESCUTA:

 26.05 às 18hs - Comunidade N. Sra da Mercês;

 02.06 | Às 19hs - Setor II Com. Sagrado Coração de Jesus e Santa Clara.

Local: Com. S. C. Jesus - Vila Nossa Senhora da Luz

 

*03.06 | Às 19hs -* Setor V

Local: Com. São Pedro - Pau Deitado

 

 04.06 | Às 15, 17h e 19hs - Setores I e IV

Local: Salão Paroquial

 

 09.06 | Às 19hs - Setor III

Local: Comunidade N. Sra da Conceição - Iguaíba

 

 10.06 | Às 19hs - Setor VI

Local: Comunidade São João Batista - Tendal


Seguem mais imagens da Escuta realizada na Comunidade Nossa Senhora das Mercês.



















Com informações e imagens da Pascom N. S . da Luz.


sexta-feira, 27 de maio de 2022

Paróquia Santa Paulina realiza atividades sinodais

No último dia 25 de maio ocorreu a formação sobre sinodalidade com a presença de todas as comunidades paroquiais. No próximo dia 4 de junho, das 7h às 12h será realizada a Escuta Sinodal Paroquial na Comunidade Nossa Senhora  da Divina Misericórdia.



Com informações e imagens da Pascom da Paróquia Santa Paulina.

Paróquia Nossa Senhora da Luz celebra início do Processo sinodal

Localizada na sede do município de Paço do Lumiar-MA, na Ilha de São Luís, a Paróquia de Nossa Senhora da Luz realizou a celebração de Abertura do Processo Sinodal, no domingo, dia 22 de maio, 18h, na Matriz Paroquial.. Na ocasião, as lideranças comemoraram os 25 anos de ordenação presbiteral do ex-pároco, padre Eudo Costa Ferreira Filho.

A Paróquia, que possui 20 comunidades, realizará suas demais atividades sinodais nos dias 26 e 27 de maio, e também nos dias 3, 4, 9 e 10 de junho.








Com informações e imagens da Paróquia Nossa Senhora da Luz.

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Lima Verde) realiza abertura do Processo Sinodal

 


Com Celebração Eucarística realizada neste domingo (22), às 18h30, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo fez sua Abertura Paroquial do Sínodo. A missa, que foi presidida pelo padre César de Sousa e concelebrada pelo diácono permanente Romeu Rodrigues, reuniu leigos de diversos grupos, movimentos e pastorais na Igreja Matriz, localizada no bairro Lima Verde, em Paço do Lumiar. Trinta minutos antes da ocasião, foi realizado um momento de louvor conduzido por dois grupos da Renovação Carismática Católica (RCC), na intenção de invocar e enfatizar a importância do Espírito Santo nesta etapa do Processo Sinodal.

O início da Santa Missa foi marcado pela entrada de leigos caracterizados de padroeiros das cinco comunidades pertencentes à paróquia: Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora Rosa Mística, São José Operário, São João Batista e Santa Terezinha do Menino Jesus. Na oportunidade, todos ingressaram ao templo com os Círios Pascais de suas respectivas capelas acesos.

O Evangelho deste 6º Domingo da Páscoa destacou o compromisso de Jesus em acompanhar a caminhada apostólica mesmo após sua ascensão ao Céu. A leitura, extraída de João 14,23-29, nos revela o plano de envio do Espírito Santo para nos defender, recordar e fazer compreender a verdade de Cristo. Em sua homilia, padre César enfatizou: “O Evangelho de hoje preanuncia o que irá acontecer a exatamente 15 dias, a Festa de Pentecostes. O Espírito Santo é a conclusão da comunicação mais perfeita que pode existir em uma comunidade, que é o Pai e o Filho. O resultado dos dois é o amor puro chamado Espírito. É pelo Pai e pelo Filho que nasce o Espírito Santo”, finalizou.

Após a reflexão do Santo Evangelho, os leigos foram convidados a fazer a Renovação das Promessas Batismais, reafirmando a crença em Deus e o desejo de cumprir somente a Sua Palavra e vontade. Ao final da celebração, todos os batizados, membros e também não membros de pastorais, foram convidados a participar das escutas sinodais que ocorrerão nas comunidades.

CONFIRA AS DATAS

28 de maio (sábado) – 20h – Comunidade Santa Terezinha do Menino Jesus, Vila Santa Terezinha.

02 de junho (quinta-feira) – 19h – Comunidade Matriz, Lima Verde.

07 de junho (terça-feira) – 19h30 – Comunidade São João Batista, Vila Kiola.

09 de junho (quinta-feira) – 19h30 – Comunidade Nossa Senhora Rosa Mística, Residencial São José.

11 de junho (sábado) – 16h – Comunidade São José Operário, Vila Sarney Filho.

























Texto e fotos: Pascom Nossa Senhora do Carmo (Lima Verde).

Paróquia São Cristóvão realiza Escuta Sinodal

A Comunidade Matriz, da Paróquia São Cristóvão , realizou no  sábado, dia 02 de julho, a Escuta Sinodal, onde foram ouvidos membros dos grup...