sábado, 22 de janeiro de 2022

Equipes de Liturgia e Relatoria compõem organização do Processo Sinodal na Arquidiocese


Para efetivar a dinâmica da vivência sinodal na Arquidiocese de São foram constituídas, além da coordenação geral, três equipes. Já conhecemos uma delas, a equipe de comunicação, em post recente. Agora vamos conhecer as outras duas.

Equipe de Liturgia. Também conhecida como equipe de espiritualidade, tem a função de promover a mística relacionada ao sínodo, promovendo a espiritualidade nos diversos momentos do Processo Sinodal e estimulando as comunidades a uma prática litúrgica condizente com a caminhada sinodal. Está composta por Conceição, da Paróquia São João Batista do Vinhais; Irmã Cícera, das Irmãs Paulinas; Conceição, Paróquia Santa Paulina; e Leonardo, da Paróquia Nossa Senhora da Glória e São Judas Tadeu.

Equipe de Relatoria. Conhecida ainda por equipe de secretaria, tem a responsabilidade de secretariar as ações vinculadas ao processo sinodal na Arquidiocese, fazer os registros e anotações, auxiliar as comunidades na realização dos eventos, especialmente as formações e as escutas relacionadas à vivência sinodal em nossas paróquias. Fazem parte da equipe: Karine Ferreira, Paróquia Sant'Ana; Lourdinha, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Beth, Paróquia Nossa Senhora da Penha; Padre Luís Macedo, Paróquia Nossa Senhora da Bem Aventurada Virgem.

Outros colaboradores deverão se unir, oportunamente, às atividades das equipes. Oremos ao Bom Deus que capacite todos aqueles que estão à serviço da vivência sinodal em nossa Arquidiocese de São Luís e nas demais dioceses maranhenses.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

CNBB lança página especial sobre Sínodo

A página especial do Processo Sinodal está no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e é um valioso recurso para fazer conhecido o Sínodo 2021-2023. Entre no link abaixo e confira os conteúdos, textos e vídeos.

Clique aqui para o link.



quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Jornal do Maranhão traz matéria destaque sobre o Sínodo na edição de janeiro/2022

Capa JM Ed. de Jan/2022

O Jornal do Maranhão é uma publicação da Ação Social Católica da Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Está na edição de número 138, desde sua retomada no ano de 2009. De periodicidade mensal, o JM, como também é conhecido, chega a todas as paróquias da Arquidiocese e também na sede das demais 11 dioceses do Regional Nordeste 5 da CNBB, ou seja, no estado do Maranhão.

Com a tiragem atual de 5000 exemplares por mês o periódico católico traz como sua matéria principal neste mês de janeiro o Sínodo dos Bispos convocado pelo Papa Francisco para os anos de 2021 a 2022. Destaca o processo sinodal a ser vivenciado nas dioceses pelo mundo, em particular, em nossa Arquidiocese de São Luís. Ótima leitura para quem deseja entender o processo sinodal e participar melhor das atividades relacionadas ao Sínodo.

O JM já está disponível nas paróquias desde o domingo, dia 09 de janeiro. Também está disponível, em formato digital, no site da Arquidiocese de São Luís. Leia e divulgue!

A partir da edição de fevereiro o JM contará com uma página especial (página 09) totalmente dedicada ao Processo Sinodal. Vale a pena a gente conferir.


quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Confira o Programa de Estreia na Rádio Educadora: "Caminho Sinodal 01".

Estreou nesta quarta, 19 de janeiro de 2022, o programa Caminho Sinodal, com Helton Chaves, na Rádio Educadora do Maranhão 560 AM. À medida que os programas forem veiculados na emissora do Povo de Deus eles serão postados no Youtube da Rádio Educadora e aqui em nosso blog. Acompanhe e divulgue!

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Conheça a Equipe de Comunicação do Processo Sinodal na Arquidiocese

Padre Gutemberg, Duda Garcês, Ariana Frós, Treyce Veras e Helton Charles

Com a missão de divulgar e comunicar a vivência do Processo Sinodal da Igreja na Arquidiocese de São Luís foi criada a Equipe de Comunicação. Sob a liderança da coordenadora da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese, a pedagoga Duda Garcês (pascom São João Calábria e Santuário São José de Ribamar), a equipe conta ainda com os agentes da pascom: o jornalista padre Gutemberg Feitosa (Rádio Educadora, Jornal do Maranhão e Pascom Santuário São José de Ribamar), o pedagogo Helton Charles (Pascom Nossa Senhora do Rosário e São Benedito), a jornalista Ariana Frós (Ascom CNBB Maranhão e Pascom São Cristóvão), a enfermeira Treyce Veras (Pascom Espírito Santo do Alto Timbira), o relações públicas Paulo Victor (Pascom Regional e Pascom São José e São Pantaleão) e o jornalista Ruan Balzac (Pascom Nossa Senhora do Perpétuo Socorro).

Segundo o padre Gutemberg Feitosa "a equipe de comunicação é uma articulação da Pascom da Arquidiocese com a finalidade específica de contribuir com o Processo Sinodal para nossas paróquias e pastorais arquidiocesanas". Segundo o presbítero, o desejo da equipe é somar com as demais equipes e oferecer um serviço de qualidade à missão da Igreja neste tempo sinodal.

Sob a orientação do arcebispo, dom Gilberto Pastana, a equipe de comunicação se une às equipes de relatoria, liturgia e animação para contribuir na melhor vivência possível do Processo Sinodal na Arquidiocese.

Como estratégias/Produtos a equipe criou o Blog e o programete de Rádio "Caminho Sinodal" que tem o intuito de comunicar/articular o Sínodo e sua concretização na Arquidiocese de São Luís. Os conteúdos produzidos serão ainda disparados e repostados nas mídias sociais da Arquidiocese.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Programa de Rádio "Caminho Sinodal" estreia nesta quarta, dia 19, Educadora 560 AM


Confira o spot de divulgação!

Estreia nesta quarta, dia 19, na Rádio Educadora do Maranhão, AM 560, o programete radiofônico "Caminho Sinodal", com o objetivo de divulgar via rádio as notícias, eventos e curiosidades sobre o Processo Sinodal convocado pelo papa Francisco para toda a Igreja Católica, de 2021 a 2023.

Segundo o Diretor de Jornalismo e Programação da católica da Arquidiocese de São Luís, padre Gutemberg Feitosa, o programete "além de ser um informativo essencial neste tempo sinodal, constitui-se em uma valiosa parceria entre a Pascom Arquidiocesana, a Equipe de Comunicação do Processo Sinodal na Arquidiocese e a Rádio Educadora. Assim, uma vez mais a emissora do Povo de Deus contribui com as atividades pastorais e missionárias da Arquidiocese".

Ainda segundo padre Gutemberg a edição do programete será feita nos estúdios da Educadora. Já a apresentação será do comunicador Helton Chaves, da Pascom da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, da Forania São Benedita, área continental da Arquidiocese. Helton, que faz parte da Equipe de Comunicação do Processo Sinodal já tem experiência com rádios em sua forania e se disse feliz e entusiasmado para colaborar com a equipe.

O programete irá ao ar às 10h30, 16h30 e 23h30, de segunda a sexta, aos sábados e domingos irá ao ar às 16h30 e 20h. Também será disponibilizado em Podcast aqui no Blog e nas demais mídias sociais digitais da Arquidiocese de São Luís.




Paróquia São Cristóvão realiza Escuta Sinodal

A Comunidade Matriz, da Paróquia São Cristóvão , realizou no  sábado, dia 02 de julho, a Escuta Sinodal, onde foram ouvidos membros dos grup...