sábado, 11 de junho de 2022

Santuário São José de Ribamar celebra Santa Missa de Abertura Paroquial da Vivência Sinodal

No fim da tarde de sexta, dia 10 de junho, 18h, o vice-reitor do Santuário do Padroeiro do Maranhão, padre Guto Feitosa, presidiu a Santa Missa de Abertura da Vivência Sinodal. Participaram da celebração membros da Equipe Sinodal Paroquial, delegados dos grupos e comunidades e também devotos de São José. A missa foi transmitida ao vivo pelo YouTube e Facebook do Santuário.

A celebração, votiva ao Espírito Santo, destacou após a homilia, o rito próprio do Sínodo na Arquidiocese, com bênção de água e velas, e renovação das promessas batismais, envio missionário. Ao final, a equipe sinodal bem como os delegados presentes foram apresentados e especialmente abençoados.


Depois da Celebração, a Equipe Sinodal lancharam juntos e participaram de um laboratório de Escuta Sinodal, com a coordenadora da Equipe Arquidiocesena de Moderação, Domiciana Reis.

A Escuta Sinodal da Paróquia e Santuário São José de Ribamar ocorre no domingo, 12 de junho, na Escola Patronato, ao lado do Santuário. Estão previstos cerca de 60 delegados representando as comunidades, grupos, movimentos, pastorais, ministérios e equipes paroquiais.








Com informações e fotos da Pascom SJR.


Paróquia do Anil realiza Escutas Sinodais

As comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, do bairro Anil, em São Luís-MA, realizam no fim de semana 10 a 12 de junho, as Escutas Sinodais. A Paróquia pertence à Forania Nossa Senhora de Nazaré. Confira as datas conforme a programação abaixo:


Confira mais imagens:

Equipe Sinodal Paroquial

Pároco, Frei Pablo Portilho, OFM Cap

Com informações e fotos da Equipe Paroquial.


sexta-feira, 10 de junho de 2022

Comunidade do bairro Nova Jerusalém, em Paço do Lumiar, realiza Escuta Sinodal

Na quarta, dia 8 de junho, foi a vez da Comunidade Santa Clara de Assis, no bairro Nova Jerusalém, no Município de Paço do Lumiar-MA, realizar a sua Escuta Sinodal. A Comunidade pertence à Paróquia Nossa Senhora da Luz, no mesmo município. A Equipe Sinodal Paroquia e as lideranças comunitárias estiveram reunidos na capela da Santa Clara.

Veja mais algumas fotos:















Com informações e imagens da Pascom Nossa Senhora da Luz.


quinta-feira, 9 de junho de 2022

Comunidade Vila Dr. Julinho, da Paróquia do Moropóia, realiza Escuta Sinodal

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, sediada no bairro Moropóia, em São José de Ribamar-MA, está realizando as Escutas Sinodais nas comunidades paroquiais. Na terça, dia 7 de junho, foi a vez da comunidade Nossa Senhora da Conceição, no bairro Vila Doutor Julinho. Além das lideranças da comunidade participaram os integrantes da Equipe Sinodal Paroquial: diácono José Maria, Graças de Maria, Vagner, e Maria José.

Confira mais imagens:







Com fotos e informações da Pascom Moropóia.

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Paróquia de Icatu realiza Escuta Sinodal

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Icatu-MA, realizou no final de semana, 3 a 5 de junho, a Escuta Sinodal Paroquial, sob a condução do pároco, padre James Dean. A vivência ocorreu na igreja matriz e contou com a presença de vários representantes paroquiais. 

A Paróquia de Icatu pertence à Forania São Benedito, na região continental da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.

Confira mais imagens:





Com informações e imagens da Paróquia de Icatu.

Paróquia do Maiobão celebra Abertura da Vicência Sinodal


No domingo, 05 de junho, na igreja matriz, a Paróquia Sagrada Família, sediada no bairro do Maiobão, no município de Paço do Lumiar-MA, realizou a Missa de Abertura do Processo Sinodal Paroquial. Na ocasião a liturgia destacava a solenidade de Pentecostes, a Festa do Espírito Santo. 

A missa foi presidida pelo pároco, padre Luís Henrique. A Paróquia do Maiobão pertence à Forania São José de Ribamar.

Veja mais imagens:









Com informações e imagens da Pascom Sagrada Família.


terça-feira, 7 de junho de 2022

Confiram mais detalhes da Escuta Sinodal da Forania da Conceição

Sínodo é uma palavra grega Syn-hodos - cujo significado é "fazer juntos o caminho" ou "caminhar juntos". Na fase sinodal 2021/2023, o papa Francisco quer a participação de católicos em geral nos encontros, reflexão e oração para auxiliarem os bispos nas discussões sobre os rumos da Igreja Católica. No sábado, 04 de junho, paroquianos da Forania Nossa Senhora da Conceição, padres, seminaristas, leigos, religiosos e religiosas participaram de uma formação para serem multiplicadores da prática da essência missionária da Igreja Católica. Com efeito, o nosso caminhar juntos é o que mais implementa e manifesta a natureza da Igreja como Povo de Deus peregrino e missionário. O encontro forânico foi realizada no Santuário Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Monte Castelo em São Luís do Maranhão.

Desde abril de 2021, as comunidades católicas estão trilhando o caminho sinodal e sendo preparadas para ouvirem o povo de Deus. As experiências com a escuta, os anseios, as respostas dos irmãos e com a evangelização serão sintetizadas em documentos até serem transmitidas à conferência episcopal nacional, e posteriormente encaminhadas à Santa Sé. A fase final do Sínodo ocorrerá em outubro de 2023, em Roma, Itália, quando o Papa Francisco se reunirá com os bispos e demais representantes.

O grande convite do Sínodo: '“nos coloquemos à escuta do Espírito Santo que, como o vento, sopra onde quer; ouves o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai (Jo 3, 8), permanecendo abertos às surpresas para as quais certamente nos predisporá ao longo do caminho", destaca o Padre Jadson da Paróquia Nossa Senhora da Penha e Coordenador Arquidiocesana da Ação Evangelizadora Missionária.
Segundo ele, o Espírito Santo é o Senhor da vida, Jesus se revela ao longo de todo o Evangelho, anuncia o advento do Reino de Deus.

Padre Jadson Borba

A Forania Nossa Senhora da Conceição é composta pela Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Conceição (Bairro Monte Castelo); Paróquia São Vicente de Paulo (Bairro Apeadouro); Paróquia Divino Espírito Santo (Bairro Liberdade) e Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Bairro de Fátima).

TRÊS ASPECTOS\:
Padre Elinauro Santos, scj

No início da formação o Padre Elinauro Santos scj, Pároco e Reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição, trouxe três aspectos que caracterizam a Igreja na missão sinodal: comunhão, participação e missão. Para ele, o sínodo, o caminhar junto, não pode ter fim.
"A comunhão é onde o povo encontra suas raízes no amor e na Trindade; a participação fundamenta-se no fato de que todos os fiéis podem colocar seus dons recebidos à disposição uns dos outros. E a missão é testemunhar o amor de Deus evangelizando como Igreja", explicou o Padre Elinauro Santos SCJ.

Confira testemunhos e vivências em vídeo:

Padre Carlos Martinenghi, sjc (vigário do Santuário da Conceição)

Padre Jadson Borba (Coordenador Arquidiocesano da Ação Evangelizadora Missionária)

Sílvia Patrícia (Equipe Sinodal Arquidiocesana)

Edna Pinheiro (Santuário da Conceição)









Confira mais fotos:























Com imagens e informações da Pascom Conceição e da Equipe Sinodal de Comunicação.





Paróquia São Cristóvão realiza Escuta Sinodal

A Comunidade Matriz, da Paróquia São Cristóvão , realizou no  sábado, dia 02 de julho, a Escuta Sinodal, onde foram ouvidos membros dos grup...