sábado, 4 de junho de 2022

Paróquia do Moropóia realiza Escuta Sinodal

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Moropóia, realizou a Escuta Sinodal na Comunidade Santa Mônica, região da Praia de Panaquatira, em São José de Ribamar-MA. A Escuta ocorreu na terça, 31 de maio.

Estiveram presentes cinco membros da comunidade e os participantes da equipe sinodal, Graças de Maria, da comunidade são Judas Tadeu, Vagner, da Comunidade São José, Maria José e Joselhia, da comunidade são Francisco de Assis.

Confira mais imagens:








Com informações e imagens da Pascom Moropóia.



Paróquia do Paranã realiza formação sobre Sinodalidade

Na manhã de domingo, 29 de maio, na quadra do colégio CEFRAN - Maiobão, fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, bairro Paranã, em Paço do Lumiar-MA, participaram da Formação da Escuta  Sinodal. 

Ao todo 95 pessoas participando desse processo formativo. Além do pároco, padre Jozimar Pinheiro, também estiveram presentes os seminaristas da diocese de Viana: Danley, Mateus e Wellington, que fazem estágio pastoral na referida Paróquia.

Após a formação paroquial, se seguirão as Escutas Sinodais nos cinco setores que compõem a a Paróquia do Paranã: Vida e Missão; Força do Espírito Santo; Discípulos Missionários; Resgatando Vidas; e Padre Maurício Lacroax.










"Por uma igreja sinodal - comunhão, participação e missão".

Confira mais imagens:




Com informações e imagens da Paróquia do Paranã.


Paróquia do Anil vive Processo Sinodal em suas comunidades

Matriz Nossa Senhora da conceição, Anil

No final de semana 10, 11 e 12 de junho, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, bairro do Anil, em São Luís-MA, realiza a Escuta Sinodal em suas comunidades paroquiais. De acordo com a programação, a vivencia sinodal se dará da seguinte forma:

10 de junho, sexta: Comunidade Santa Cruz, 19h30;

Dia 11 de junho, sábado: Comunidades Matriz da Conceição, 16h; Radional, 16h; Nova Aurora, 17h; Vera Cruz, 18h30;

Dia 12 de junho, domingo: Aurora, 08h; Planalto, após a missa de 08h30; Matriz da Conceição, 09h; Cruzeiro do Anil, 18h; Divinéia, após a missa das 18h; Caf I, Após a missa das 18h.

Confira mais imagens:

Equipe Sinodal da Paróquia do Anil

Programação das Escutas Sinodais


Pároco, Frei Pablo Portilho, OFM Cap.

Com imagens e informações da Equipe Paroquial.


terça-feira, 31 de maio de 2022

Paróquia do Angelim celebra missa de Abertura do Processo Sinodal

No último domingo do mês de maio, 29, o Domingo da Ascensão do Senhor, a Paróquia de Sant’Ana, no Angelim, realizou a Missa de Abertura do Processo de Escuta Sinodal.

O evento contou com a presença dos fiéis de todas as cinco comunidades: Matriz, Santa Clara, São Luís Rei de França, São Benedito e São Francisco. O Administrador paroquial, padre Lindomar Santos, presidiu a celebração assistido pelos diáconos Campos e Ribeiro.

Em sua homilia, padre Lindomar destacou que “inspirada e orientada pelo Espírito Santo, chegou a vez da paróquia de Sant'Ana. O sínodo tem como objetivo nos tornar mais irmãos, mais próximos, mais acolhedores, pessoas com mais capacidade e intensidade de amar. Que possamos viver com intensidade esse momento de graça na nossa Igreja, na nossa paróquia de Sant'Ana, e nos abrir à ação do Espírito Santo pedindo a Ele que nos conduza e nos envie aonde quer que a missão precise”.

Durante a celebração, foram entronizados os símbolos da caminhada cristã: o círio pascal, a água, a cruz e também palavras que representam a sinodalidade: escutar, comunhão, discernir, participação, encontrar e missão. No rito de abertura do processo de escuta sinodal houve a benção da água que foi aspergida sobre a assembleia, a benção das velas que foram acesas pelos fiéis e a renovação do compromisso das promessas batismais. Ao final, o padre Lindomar proclamou a oração de envio e declarou aberto o processo de escuta sinodal na Paróquia de Sant'Ana.

Confira mais imagens.


































































Com informações e imagens da Pascom da Paróquia de Sant'Ana (Angelim).


Paróquia São Cristóvão realiza Escuta Sinodal

A Comunidade Matriz, da Paróquia São Cristóvão , realizou no  sábado, dia 02 de julho, a Escuta Sinodal, onde foram ouvidos membros dos grup...