sábado, 26 de fevereiro de 2022

Confira o nono programa radiofônico Caminho Sinodal

Programa Caminho Sinodal, edição de número 09, disponível aqui, em nosso blog e no YouTube da Rádio Educadora do Maranhão 560 AM.

O programa tem a apresentação de Helton Chaves, coprodução produção de Treyce Veras, edição de Matheus do Brasil e direção de padre Guto Feitosa.

Acompanhe e divulgue!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Sínodo é destaque na mídia do Amazonas

O site Amazonas Atual  publicou no último dia 9 de fevereiro deste ano, matéria intitulada "O Sínodo de 2023 e o futuro da Igreja Católica". No texto, a doutora em Sociedade e Cultura, Marcia Oliveira (Clique aqui para Currículo Lattes) apresenta o Sínodo convocado pelo papa Francisco e diz que o mesmo "poderá vir a ser a maior consulta democrática da história da Igreja e poderá mudar significativamente os rumos da instituição"

A professora também relaciona o presente Sínodo com o Sínodo da Amazônia de 2019 e com o Processo Sinodal da Igreja Católica da Alemanha, concluído no dia 7 de fevereiro deste ano. Em ambos os eventos os participantes, em maioria, sugerirem ao papa uma série de propostas para o futuro da Igreja. Algumas das propostas são bastante polêmicas, como a flexibilização da disciplina do celibato para os padres e o maior acesso das mulheres à posições de decisão na hierarquia da Igreja.

Confira o texto na íntegra clicando aqui.

 

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Encontro de jovens padres ocorre em São Luís

Celebração na Paróquia de Sant'Ana (Angelim)

Todos os anos o Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão) promove o Encontro de jovens padres, que tenha de zero a dez anos de ordenação presbiteral. O encontro ocorre sempre na semana que antecede o Carnaval. Este ano o local escolhido foi a casa de retiros das Irmãs Capuchinhas, no bairro do Olho D'Água. 

A coordenação coube ao representante regional dos presbíteros, padre Eduardo Cardin, do clero da diocese de Imperatriz-MA e do bispo da diocese de Coroatá-MA e referencial para o ministério ordenado, dom Sebastião Bandeira. A assessoria este ano ficou sob a responsabilidade de dom Valentim Fagundes, bispo da diocese de Balsas-MA.

Padre Ivanildo Barros, representante dos presbíteros da Arquidiocese de São Luís, ao lado de padre Eduardo Cardim, representante regional dos presbíteros, oferta uma lembrança ao assessor do encontro e bispo de Balsas-MA, dom Valentin

Entre os temas tratados: vida saudável dos presbíteros, Sínodo dos Bispos 2021-2023, partilha sobre as atividades eclesiais em tempos de pandemia... O momento também é oportunidade especial para lazer, convívio fraterno e partilha.


Na programação houve uma visita com direito a celebração, na Paróquia de Sant'Ana, no bairro Angelim, na noite da terça, 22 de fevereiro.

Crédito das fotos e vídeo acima: Regional dos Presbíteros

Seguem algumas entrevistas concedidas ao jornalistas Luís Filho, da Rádio Educadora do Maranhão 560 AM.

Padre Eduardo Cardin

Dom Valentim Fagundes

Dom Sebastião Bandeira





quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Disponível o programa de rádio Caminho Sinodal de número 08. Ouça aqui!

Programa Caminho Sinodal, edição de número 08, já está disponível aqui, em nosso blog e no YouTube da Rádio Educadora do Maranhão 560 AM. No programa de hoje, o comunicador Paulo Victor entrevista padre Jadson Borba.

O programa tem a apresentação de Helton Chaves, coprodução produção de Treyce Veras, edição de Matheus do Brasil e direção de padre Guto Feitosa.

Acompanhe e divulgue!

Curso de Extensão sobre sinodalidade é promovido on line


O Curso de Extensão "Sinodalidade da Igreja: Elementos Teológicos, Pastorais e Canônicos"é uma parceria entre a Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - PUCSP e a Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, da Arquidiocese de São Paulo. O curso ocorrerá em março de 2022 e será ministrado por mestre e doutores.

O público alvo são bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, leigos e leigas. O valor é de apenas 20,00 reais.

Para saber mais e se inscrever clique aqui.

Confira mais informações nos banners.




terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Escutas Sinodais na Arquidiocese são destaque no site da CNBB Maranhão

Print da matéria no site CNBB Maranhão

O site do Regional Nordeste 5 da CNBB (CNBB Maranhão) deu destaque às atividades relacionas à fase diocesana do Sínodo dos Bispos 2021-2023, na Arquidiocese de São Luís, em especial, as Escuta Sinodais que ocorrem entre os meses de fevereiro e abril.

O Sínodo que tem por tema "Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão" é uma convocação do papa Francisco para a Igreja no mundo inteiro. 

O site da CNBB Maranhão destaca as atividades, as equipes e os resultados que vêm sendo alcançados pela Arquidiocese de São Luís. Destaca também o nosso blog Caminho Sinodal, nosso programa homônimo na Rádio Educadora 560 AM e o Jornal do Maranhão, impresso mensal da Ação Social Arquidiocesana que na edição do mês de janeiro deste ano destaca o tema do Sínodo e na edição do mês de fevereiro destaca a Campanha da Fraternidade 2022 "Fraternidade e Educação". O mesmo jornal tem uma página fixa sobre o Sínodo dos bispos para informar e formar sobre processo sinodal na Igreja no mundo, no Brasil e no Maranhão.

Visite a matéria do site da CNBB Maranhão aqui.

Lideranças do Processo Sinodal preparam Cartilha


Na tarde do último domingo, dia 20 de fevereiro, na Paróquia Nossa Senhora da Glória, bairro da Alemanha, a equipe arquidiocesana do processo sinodal esteve reunida com o objetivo de elaborar a cartilha "Vivenciando o Sínodo", material específico a ser utilizado para favorecer o processo sinodal na Arquidiocese.

A reunião foi conduzida pelo coordenador da Ação Evangelizadora Missionária da Arquidiocese de São Luís, padre Jadson Borba. Participaram ainda o representante da equipe de animação, diácono José Ribamar Castro, a coordenadora da equipe de moderação Domiciana Reis e outros representantes de equipes.

Padre Jadson Borba acrescentou também que a equipe arquidiocesana está empenhada em preparar a cartilha com dez núcleos temáticos do Sínodo. A equipe também elabora orientações para a vivência sinodal nas foranias e paróquias da Arquidiocese que serão disponibilizadas em livro virtual (PDF). O livro abordará os seguintes conteúdos: Programação do Sínodo; Funções dos Grupos de Trabalho; Rito de Abertura do Processo Sinodal nas Paróquias; Cantos; Roteiro de Oração; Nomes dos Componentes dos Grupos de Trabalho; Cantos para a Missa de Abertura. Ainda segundo padre Jadson, uma camisa especial do Sínodo será confeccionada e disponibilizada em breve.


Fotos: Domiciana Reis.


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Forania São Cristóvão realiza Escuta Sinodal


 
Vivenciando o Sínodo – uma experiência de comunhão, partilha e missão

Foi realizado durante a tarde e noite do sábado, 19 de fevereiro, o encontro “Vivenciando o Sínodo”, na Forania São Cristóvão. O encontro, realizado na igreja matriz da paróquia São Cristóvão, teve a participação de cerca de 80 representantes das oito paróquias que compõem a Forania, e contou com momentos de espiritualidade, reflexão, entendimento sobre o processo sinodal, partilhas e escutas.

É a partir deste primeiro momento com a Forania São Cristóvão, que as paróquias irão realizar o processo de escuta, e assim propagar o Sínodo em suas paróquias. Em seguida, as paróquias irão devolver para a Arquidiocese, em forma de relatório, todo o material capturado nas escutas paroquiais. Assim, a Igreja quer saber: Como está o caminhar juntos, hoje, na Arquidiocese de São Luís? 


Compõem a Forania São Cristóvão as seguintes paróquias: Nossa Senhora da Boa Viagem, São Raimundo, São Cristóvão, São João Calábria, Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, Santíssima Trindade, São José dos Migrantes e Santa Clara de Assis.

Padre Sérgio Henrique (Par. N. S. Boa Viagem) fala tendo ao lado
padre Jadson Borba (Coord. da Ação Evangelizadora Missionária)





Texto e imagens: Ariana Frós/Pascom São Cristóvão

Centro Histórico da capital sedia primeira Escuta Sinodal da Arquidiocese na Forania Nossa Senhora da Vitória

 

A Forania Nossa Senhora da Vitória reuniu padres, religiosos e leigos das paróquias para dia de escuta sinodal, e como um “sopro novo”, deu start as atividades do ano na forania.


Durante o último sábado (19) a Forania Nossa Senhora da Vitória realizou sua escuta sinodal, com a participação de 60 representantes das quatro paróquias, mais a Comunidade São Roque, no Centro de Ensino em Tempo Integral João Francisco Lisboa - CEJOL, no Canto da Fabril, Centro de São Luís-MA. 

Participam da Forania as paróquias Nossa Senhora da Vitória - Catedral Metropolitana, Nossa Senhora dos Remédios, São João Batista e São José e São Pantaleão. Todas dentro dos perímetros do Centro Histórico da capital.

Participaram também do encontro representantes da Fraternidade O Caminho e Irmãs da Divina Providência, presentes nas paróquias.


A Equipe Arquidiocesana para o Sínodo coordenou os trabalhos, sob a liderança do padre Jadson Borba, também coordenador da Ação Evangelizadora Missionária Arquidiocesana, auxiliado por equipes de leigos da Forania. Na manhã de trabalho, o padre Jadson frisou que aquele encontro não se tratava de uma formação, mas, “propriamente de um momento espiritual de envolvimento e escuta”.

O padre Jadson apresentou as propostas do documento para o Sínodo, o desejo do papa Francisco e o anseio do arcebispo de São Luís, dom Gilberto Pastana, com os reflexos desse movimento na Igreja local.

Padre Jadson orientou para o processo de escuta na tarde do sábado com a atenção voltada para o verbo escutar: “é preciso ouvir, não se pode tolher ou falar quando se é para escutar, o processo verdadeiro só acontece quando há a escuta verdadeira”. Sobre isso, frisou ainda: “aqui enxergamos o papel do moderador, que não é um opinante mas o garantidor que todos terão o mesmo direito e espaço, de igual modo com o relator, não cabendo a ele o aceite ou não do que será registrado, mas sua fidelidade na escrita às palavras de quem fala”.

 

Escuta na Forania

 Após o almoço, os participantes voltaram para o auditório do Centro de Ensino para iniciar a escuta. O padre Jadson Borba recuperou as orientações e apresentou questões norteadoras para as escuta. O padre reiterou as quatro funções necessárias para o processo: moderação, relatoria, liturgia e comunicação, as quais são imprescindíveis para a realização da escuta em todo o seu contexto. 

Previamente a Forania já havia se organizado para o dia, de modo, que o padre Everaldo  Araújo, pároco da paróquia Nossa Senhora dos Remédios, e vigário forâneo, apresentou os representantes por paróquia para a escuta e aqueles a quem haviam sido confiadas as funções em cada paróquia: “nós sonhamos, primeiro, como este dia para que ele pudesse ocorrer, e nos preparamos para ele”, disse o padre Everaldo.

A Forania Nossa Senhora da Vitória foi a primeira a viver a experiência da escuta sinodal na Arquidiocese de São Luís.

Após as orientações, os membros se dirigiram as salas, divididas por paróquia para a concretização do processo de escuta. Ao retornar padre Everaldo tomou a palavra e disse: “é preciso saber acertadamente  o que é o sínodo, e com clareza, o que não é o sínodo; há uma grande preocupação particular com notícias falsas em torno da temática”.  Após ouvir a ressonância da escuta, o padre Everaldo agradeceu fraternalmente a todos, destacando as paróquias, a direção do CEJOL e a equipe arquidiocesana ali presente até o final.

“Minhas irmãs, meus irmãos, vivemos hoje em nossa Forania um dia de graça, assim consigo definir o dia de hoje. Agradeço imensamente a todos que em nossas paróquias ajudaram na construção dessa experiência sinodal. Deus os abençoe sempre”. Com a bênção final encerrou o dia de escuta sinodal na Forania.


Texto, imagens e vídeos: Paulo Victor/Pascom Paróquia São José e São Pantaleão.

Paróquia São Cristóvão realiza Escuta Sinodal

A Comunidade Matriz, da Paróquia São Cristóvão , realizou no  sábado, dia 02 de julho, a Escuta Sinodal, onde foram ouvidos membros dos grup...