quinta-feira, 17 de março de 2022

Forania São Benedito reuniu padres, religiosos e leigos para dia de escuta sinodal, em Icatu – MA

 

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Icatu-MA.

A Forania São Benedito compreende os onze municípios da região continental da Arquidiocese, é região onde estão previstas três escutas sinodais, para melhor cobrir a sua área. A primeira delas ocorreu no último sábado, dia 12 de março, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Icatu com a presença de 65 participantes de 05 paróquias da região do rio Munin, são elas: Paroquia Nossa Senhora da Conceição – Icatu, Paroquia Nossa Senhora Aparecida do Munin – Morros, Paroquia Nossa Senhora da Conceição – Cachoeira Grande, Paróquia Nossa Senhora da Saúde – Axixá e Paróquia Santo Antônio, em Presidente Juscelino.

A Equipe Arquidiocesana para o Sínodo coordenou os trabalhos, sob a liderança do padre Jadson Borba, também coordenador da Equipe de animação para a Ação Evangelizadora Missionária Arquidiocesana. Colaborou o diácono Ribeiro, da Paróquia de Santana, no bairro do Angelim, auxiliado por três lideranças do laicato arquidiocesano.


O Encontro começou com um momento de animação e louvor. Logo em seguida todos foram convidados a fazer a experiência de caminhar juntos encontrando no caminho vários obstáculos.

Os participantes puderam acompanhar  a mensagem de boas-vindas do Arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana.

Padre Jadson frisou a importância do caminho sinodal em nossas vidas e em nossa caminhada de Igreja, frisou ainda que é o Espírito Santo de Deus que conduz esse caminho.

Logo em seguida, ainda pela manhã, diácono Ribeiro deu continuidade na formação e oportunizou a fala para os participantes.

Na parte da tarde todos se reuniram em cinco grupos para discutirem sobre o processo sinodal em suas vidas e em suas comunidades.



Participaram também da Escuta Sinodal o padre James Dean, da Paroquia Nossa Senhora da Conceição em Icatu e Vigário Forâneo; o padre Maximo de Jesus, da Paroquia Nossa Senhora Aparecida do Munin, em Morros; o padre Bruno Pimenta, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Cachoeira Grande, e o padre João Pedro, da Paroquia de Santo Antônio, em Presidente Juscelino.

O Padre Jadson finalizou o encontro dizendo: “Este encontro não termina aqui, ele somente começa” e logo em seguida teve um momento de oração.

As Escutas Sinodais seguem nas demais Foranias da Arquidiocese até o mês de abril.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paróquia São Cristóvão realiza Escuta Sinodal

A Comunidade Matriz, da Paróquia São Cristóvão , realizou no  sábado, dia 02 de julho, a Escuta Sinodal, onde foram ouvidos membros dos grup...