segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Centro Histórico da capital sedia primeira Escuta Sinodal da Arquidiocese na Forania Nossa Senhora da Vitória

 

A Forania Nossa Senhora da Vitória reuniu padres, religiosos e leigos das paróquias para dia de escuta sinodal, e como um “sopro novo”, deu start as atividades do ano na forania.


Durante o último sábado (19) a Forania Nossa Senhora da Vitória realizou sua escuta sinodal, com a participação de 60 representantes das quatro paróquias, mais a Comunidade São Roque, no Centro de Ensino em Tempo Integral João Francisco Lisboa - CEJOL, no Canto da Fabril, Centro de São Luís-MA. 

Participam da Forania as paróquias Nossa Senhora da Vitória - Catedral Metropolitana, Nossa Senhora dos Remédios, São João Batista e São José e São Pantaleão. Todas dentro dos perímetros do Centro Histórico da capital.

Participaram também do encontro representantes da Fraternidade O Caminho e Irmãs da Divina Providência, presentes nas paróquias.


A Equipe Arquidiocesana para o Sínodo coordenou os trabalhos, sob a liderança do padre Jadson Borba, também coordenador da Ação Evangelizadora Missionária Arquidiocesana, auxiliado por equipes de leigos da Forania. Na manhã de trabalho, o padre Jadson frisou que aquele encontro não se tratava de uma formação, mas, “propriamente de um momento espiritual de envolvimento e escuta”.

O padre Jadson apresentou as propostas do documento para o Sínodo, o desejo do papa Francisco e o anseio do arcebispo de São Luís, dom Gilberto Pastana, com os reflexos desse movimento na Igreja local.

Padre Jadson orientou para o processo de escuta na tarde do sábado com a atenção voltada para o verbo escutar: “é preciso ouvir, não se pode tolher ou falar quando se é para escutar, o processo verdadeiro só acontece quando há a escuta verdadeira”. Sobre isso, frisou ainda: “aqui enxergamos o papel do moderador, que não é um opinante mas o garantidor que todos terão o mesmo direito e espaço, de igual modo com o relator, não cabendo a ele o aceite ou não do que será registrado, mas sua fidelidade na escrita às palavras de quem fala”.

 

Escuta na Forania

 Após o almoço, os participantes voltaram para o auditório do Centro de Ensino para iniciar a escuta. O padre Jadson Borba recuperou as orientações e apresentou questões norteadoras para as escuta. O padre reiterou as quatro funções necessárias para o processo: moderação, relatoria, liturgia e comunicação, as quais são imprescindíveis para a realização da escuta em todo o seu contexto. 

Previamente a Forania já havia se organizado para o dia, de modo, que o padre Everaldo  Araújo, pároco da paróquia Nossa Senhora dos Remédios, e vigário forâneo, apresentou os representantes por paróquia para a escuta e aqueles a quem haviam sido confiadas as funções em cada paróquia: “nós sonhamos, primeiro, como este dia para que ele pudesse ocorrer, e nos preparamos para ele”, disse o padre Everaldo.

A Forania Nossa Senhora da Vitória foi a primeira a viver a experiência da escuta sinodal na Arquidiocese de São Luís.

Após as orientações, os membros se dirigiram as salas, divididas por paróquia para a concretização do processo de escuta. Ao retornar padre Everaldo tomou a palavra e disse: “é preciso saber acertadamente  o que é o sínodo, e com clareza, o que não é o sínodo; há uma grande preocupação particular com notícias falsas em torno da temática”.  Após ouvir a ressonância da escuta, o padre Everaldo agradeceu fraternalmente a todos, destacando as paróquias, a direção do CEJOL e a equipe arquidiocesana ali presente até o final.

“Minhas irmãs, meus irmãos, vivemos hoje em nossa Forania um dia de graça, assim consigo definir o dia de hoje. Agradeço imensamente a todos que em nossas paróquias ajudaram na construção dessa experiência sinodal. Deus os abençoe sempre”. Com a bênção final encerrou o dia de escuta sinodal na Forania.


Texto, imagens e vídeos: Paulo Victor/Pascom Paróquia São José e São Pantaleão.

Um comentário:

  1. Vemos esse momento histórico como de modernização e renovação da Igreja, que ao se propor a ouvir o seu povo, renova e fortale o entendimento do verdadeiro significado de "CAMINHAR JUNTOS "

    ResponderExcluir

Paróquia São Cristóvão realiza Escuta Sinodal

A Comunidade Matriz, da Paróquia São Cristóvão , realizou no  sábado, dia 02 de julho, a Escuta Sinodal, onde foram ouvidos membros dos grup...